Sugestão de Substrato (Terra) para Suculentas

Olá nobres jardineiros! Hoje vamos aprender a cuidar da terra de nossas suculentas!

Iniciando

Muita gente tem a dúvida de em que terra planto minhas suculentas. Suculentas não exigem muito da terra, o ideal é uma terra com alta drenagem, de preferencia arenosa.

Sem muitos rodeios, vamos a nossa planta:

Escolhemos esta espécie de suculenta, gosto muito dela por sua aparência com uma babosa (aloe-vera) e também por que a mesma possui várias mudinhas.

Bom, vamos por a mão na massa, quer dizer na terra:

Para esta receita vamos utilizar 4 ingredientes principais. Como vou fazer 4 mudas também, vou utiliza-los como medida.

O  ingrediente principal é areia de rio. Areia de fundo de rio é um elemento drenante, ela é formada principalmente de micro-cristais, suculentas se dão muito bem em areia.

1x Areia

Outro ingrediente que uso é o substrato pronto para hortaliças. A venda nas principais casas do ramo. Devido a alta taxa de matéria orgânica presente ai, será a principal fonte de nutrientes, principalmente de nitrogênio.

1x Substrato pronto para hortaliças

  • Pode ser substituido por humus de minhoca.

Costumo adicionar terra pura, desta de quintal mesmo, ela será o fator fundamental no fornecimento de umidade para seu vaso, pois a terra em si demora mais para secar de que a areia, não deixando o vaso perder abruptamente humidade, porem, casado com os outros elementos não irá absorver agua em excesso.


1x Terra pura

Cinza e carvão irão dar a leveza em seu conjunto, alem de fornecer carbono a planta, carvão é leve , por ser poroso irá ajudar na drenagem .

1x Carvão e cinza

Observação: não use carvão e cinzas de churrasco, pois os mesmos absorvem sal e gorduras, prefira carvão de pizzaria, em último caso, pode ser usado o de churrasco, porém ainda sem uso e triturado.

Misture todos os ingredientes de forma que virem um substrato só

Forre o fundo dos vasos com *Bidim, porem na falta dele, pode ser usado “TNT” (Tecido não Tecido) ou jornal. A forração é importante para que não se perca substrato pelos furos do vaso.

Outra dica é colocar por cima da terra pedriscos, desta forma, quando for jogar agua, não irá retirar a terra da parte superior do vaso.

E finalmente nosso vaso montado

Estas dicas foram úteis a você? Compartilhe com seus amigos!!!!!

Leia Também

Simples Teoria

Irrigação

Outra técnica que ajuda a ter um bom plantio é a irrigação. A planta retira os alimentos do solo através das raízes. A água é um destes alimentos. Para viver, algumas plantas necessitam de água [Leia Mais…]

Simples Teoria

Tipos de Semeaduras

Após o preparo da terra com um bom substrato, ou a adubação do canteiro para o plantio direto, fazemos a semeadura. A semeadura pode ser feita de ao menos 3 maneiras, dependendo do tipo de [Leia Mais…]

Simples Teoria

Temperaturas e climas

Calor ou frio atrapalham ou são benéficos? Respondemos esta pergunta com: Depende da planta. Podemos citar por exemplo o morango: a variedade de morango da paragônia necessita de frio para seus frutos ficarem grandes e [Leia Mais…]

4 Comentários

  1. Amei as dicas,eu tenho essa que parece babosa e tenho um monte da planta fantasma. Boa dica essa de forrar o fundo com jornal ou tnt

  2. oi boa noite estamos com uma dificuldade no solo ideal para o cultivo de suculentas, as suculentas não estão desenvolvendo satisfatoriamente.

5 Trackbacks / Pingbacks

  1. Com Certeza Você Conhece a Planta Fantasma! – EdPlants
  2. Como Plantar Mudas de Estolão de Morango - EdPlants
  3. Como saber PH do Solo? - EdPlants
  4. Fertilização e Preparação do Canteiro - EdPlants
  5. As 3 melhores suculentas para comprar em 2019. - EdPlants

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*