Sugestão de Substrato (Terra) para Suculentas

Olá nobres jardineiros! Hoje vamos aprender a cuidar da terra de nossas suculentas!

Iniciando

Muita gente tem a dúvida de em que terra planto minhas suculentas. Suculentas não exigem muito da terra, o ideal é uma terra com alta drenagem, de preferencia arenosa.

Sem muitos rodeios, vamos a nossa planta:

Escolhemos esta espécie de suculenta, gosto muito dela por sua aparência com uma babosa (aloe-vera) e também por que a mesma possui várias mudinhas.

Bom, vamos por a mão na massa, quer dizer na terra:

Para esta receita vamos utilizar 4 ingredientes principais. Como vou fazer 4 mudas também, vou utiliza-los como medida.

O  ingrediente principal é areia de rio. Areia de fundo de rio é um elemento drenante, ela é formada principalmente de micro-cristais, suculentas se dão muito bem em areia.

1x Areia

Outro ingrediente que uso é o substrato pronto para hortaliças. A venda nas principais casas do ramo. Devido a alta taxa de matéria orgânica presente ai, será a principal fonte de nutrientes, principalmente de nitrogênio.

1x Substrato pronto para hortaliças

  • Pode ser substituido por humus de minhoca.

Costumo adicionar terra pura, desta de quintal mesmo, ela será o fator fundamental no fornecimento de umidade para seu vaso, pois a terra em si demora mais para secar de que a areia, não deixando o vaso perder abruptamente humidade, porem, casado com os outros elementos não irá absorver agua em excesso.


1x Terra pura

Cinza e carvão irão dar a leveza em seu conjunto, alem de fornecer carbono a planta, carvão é leve , por ser poroso irá ajudar na drenagem .

1x Carvão e cinza

Observação: não use carvão e cinzas de churrasco, pois os mesmos absorvem sal e gorduras, prefira carvão de pizzaria, em último caso, pode ser usado o de churrasco, porém ainda sem uso e triturado.

Misture todos os ingredientes de forma que virem um substrato só

Forre o fundo dos vasos com *Bidim, porem na falta dele, pode ser usado “TNT” (Tecido não Tecido) ou jornal. A forração é importante para que não se perca substrato pelos furos do vaso.

Outra dica é colocar por cima da terra pedriscos, desta forma, quando for jogar agua, não irá retirar a terra da parte superior do vaso.

E finalmente nosso vaso montado

Estas dicas foram úteis a você? Compartilhe com seus amigos!!!!!

Leia Também

Simples Teoria

Tempo de Cultivar

Cada planta tem sua necessidade de calor ou de frio, você deve ter conferido nosso artigo de teoria simplificada, clique aqui para ver. Porem alem da temperatura, existem outras variáveis para o cultivo em determinadas [Leia Mais…]

Simples Teoria

Conservação

Para fazer a compra de frutas e verduras, além de ter um bom estoque desses produtos em casa, é preciso aprender a armazená-los corretamente e aumentar seu tempo de validade, sem perder qualidade no seu sabor, aroma ou [Leia Mais…]

4 Comentários

  1. Amei as dicas,eu tenho essa que parece babosa e tenho um monte da planta fantasma. Boa dica essa de forrar o fundo com jornal ou tnt

  2. oi boa noite estamos com uma dificuldade no solo ideal para o cultivo de suculentas, as suculentas não estão desenvolvendo satisfatoriamente.

5 Trackbacks / Pingbacks

  1. Com Certeza Você Conhece a Planta Fantasma! – EdPlants
  2. Como Plantar Mudas de Estolão de Morango - EdPlants
  3. Como saber PH do Solo? - EdPlants
  4. Fertilização e Preparação do Canteiro - EdPlants
  5. As 3 melhores suculentas para comprar em 2019. - EdPlants

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*