Sugestão de Substrato (Terra) para Suculentas

Olá nobres jardineiros! Hoje vamos aprender a cuidar da terra de nossas suculentas!

Iniciando

Muita gente tem a dúvida de em que terra planto minhas suculentas. Suculentas não exigem muito da terra, o ideal é uma terra com alta drenagem, de preferencia arenosa.

Sem muitos rodeios, vamos a nossa planta:

Escolhemos esta espécie de suculenta, gosto muito dela por sua aparência com uma babosa (aloe-vera) e também por que a mesma possui várias mudinhas.

Bom, vamos por a mão na massa, quer dizer na terra:

Para esta receita vamos utilizar 4 ingredientes principais. Como vou fazer 4 mudas também, vou utiliza-los como medida.

O  ingrediente principal é areia de rio. Areia de fundo de rio é um elemento drenante, ela é formada principalmente de micro-cristais, suculentas se dão muito bem em areia.

1x Areia

Outro ingrediente que uso é o substrato pronto para hortaliças. A venda nas principais casas do ramo. Devido a alta taxa de matéria orgânica presente ai, será a principal fonte de nutrientes, principalmente de nitrogênio.

1x Substrato pronto para hortaliças

  • Pode ser substituido por humus de minhoca.

Costumo adicionar terra pura, desta de quintal mesmo, ela será o fator fundamental no fornecimento de umidade para seu vaso, pois a terra em si demora mais para secar de que a areia, não deixando o vaso perder abruptamente humidade, porem, casado com os outros elementos não irá absorver agua em excesso.


1x Terra pura

Cinza e carvão irão dar a leveza em seu conjunto, alem de fornecer carbono a planta, carvão é leve , por ser poroso irá ajudar na drenagem .

1x Carvão e cinza

Observação: não use carvão e cinzas de churrasco, pois os mesmos absorvem sal e gorduras, prefira carvão de pizzaria, em último caso, pode ser usado o de churrasco, porém ainda sem uso e triturado.

Misture todos os ingredientes de forma que virem um substrato só

Forre o fundo dos vasos com *Bidim, porem na falta dele, pode ser usado “TNT” (Tecido não Tecido) ou jornal. A forração é importante para que não se perca substrato pelos furos do vaso.

Outra dica é colocar por cima da terra pedriscos, desta forma, quando for jogar agua, não irá retirar a terra da parte superior do vaso.

E finalmente nosso vaso montado

Estas dicas foram úteis a você? Compartilhe com seus amigos!!!!!

Leia Também

Destaque

Aproveitando o Janeiro

Caríssimos, chegamos ao primeiro mês do ano. E nele as esperanças se renovam para um ano novo. Muitos de nós estamos de férias, e desejamos iniciar nosso jardim ou cultivar nossa horta, são atividades maravilhosas, [Leia Mais…]

Simples Teoria

Como saber PH do Solo?

O que significa pH? pH significa “potencial Hidrogeniônico“, uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. Um teste de solo preciso indicará a pH do seu solo e especificará [Leia Mais…]

Tendências

Horta em qualquer lugar?

Sua horta pode ter todas as formas e tamanhos. Houve um tempo em que as pessoas simplesmente tinham “um jardim”. Legumes e flores foram escolhidos por sua utilidade e misturados em um jardim que era [Leia Mais…]

4 Comentário

  1. Amei as dicas,eu tenho essa que parece babosa e tenho um monte da planta fantasma. Boa dica essa de forrar o fundo com jornal ou tnt

  2. oi boa noite estamos com uma dificuldade no solo ideal para o cultivo de suculentas, as suculentas não estão desenvolvendo satisfatoriamente.

1 Trackback / Pingback

  1. Com Certeza Você Conhece a Planta Fantasma! – EdPlants

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*