O ciclo de plantas: Bienal, anual e perene

Vida e morte são coisas naturais para nosso mundo, tudo que nasce um dia tende a morrer, assim é uma planta.

Da flor o fruto, nasce a semente, da semente a muda, da muda a arvore e da arvore a flor e assim vai… A natureza é bem detalhada neste ponto, porem cada qual tem seu ciclo. Vamos ver cada um?

Bienial

As plantas bienais são plantas que tem seu ciclo dividido em 2, em seu primeiro ano, ela se concentra em sua parte vegetativa, no segundo ano na parte reprodutiva, floração… etc..

Podemos citar exemplos como a cenoura e a beterraba.

Anual

Uma planta anual é a que seu ciclo propriamente dito se dá em um ano, você planta, ela cresce, da flores e frutos e morre. Um exemplo clássico disso é o tomateiro.

Perenes

São plantas em que seu ciclo se dá em mais de 3 anos, ou seja, pode durar 3, 4, 10, 20, enquanto a humanidade existir, etc…

Podemos citar como exemplo a lavanda, que dura em média 4 anos (se cuidada e bem plantada dura muito mais :), A arvore que enfeita a praça da sua cidade, pés de oliveira, etc.

Leia Também

Simples Teoria

Irrigação

Outra técnica que ajuda a ter um bom plantio é a irrigação. A planta retira os alimentos do solo através das raízes. A água é um destes alimentos. Para viver, algumas plantas necessitam de água [Leia Mais…]

Um pimentão cortado, com uma faca cravada, ao lado mais pimentões, cenoura, alho poró, cebola, e alhos
Calendário da Horta

O que plantar em Fevereiro?

Planta-se: Abobrinha, acelga, amendoim, batatinha, banana, cebola, cenoura, espinafre, feijão. Semeia-se: Alface, alho-poró, berinjela, beterraba, couves, pimentão, tomate. Colhe-se: Abóbora, alface, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, feijão verde, nabo japonês, pepino.

Horta

Cana-de-açúcar

Um item curioso na sua horta é a Cana-de-açúcar, possivelmente você não tenha em seu quintal uma moenda ou ainda mais uma estrutura para fazer rapadura. Porem Cana-de-açúcar é uma deliciosa iguaria, cascada e partida [Leia Mais…]