O ciclo de plantas: Bienal, anual e perene

Vida e morte são coisas naturais para nosso mundo, tudo que nasce um dia tende a morrer, assim é uma planta.

Da flor o fruto, nasce a semente, da semente a muda, da muda a arvore e da arvore a flor e assim vai… A natureza é bem detalhada neste ponto, porem cada qual tem seu ciclo. Vamos ver cada um?

Bienial

As plantas bienais são plantas que tem seu ciclo dividido em 2, em seu primeiro ano, ela se concentra em sua parte vegetativa, no segundo ano na parte reprodutiva, floração… etc..

Podemos citar exemplos como a cenoura e a beterraba.

Anual

Uma planta anual é a que seu ciclo propriamente dito se dá em um ano, você planta, ela cresce, da flores e frutos e morre. Um exemplo clássico disso é o tomateiro.

Perenes

São plantas em que seu ciclo se dá em mais de 3 anos, ou seja, pode durar 3, 4, 10, 20, enquanto a humanidade existir, etc…

Podemos citar como exemplo a lavanda, que dura em média 4 anos (se cuidada e bem plantada dura muito mais :), A arvore que enfeita a praça da sua cidade, pés de oliveira, etc.

Leia Também

Simples Teoria

Germinação

Em biologia chama-se germinação ao processo inicial do crescimento de uma planta a partir de um corpo em estado de vida latente, que pode ser uma semente ou um esporo ou de um animal, protista [Leia Mais…]

8 Trackbacks / Pingbacks

  1. Abóbora – EdPlants
  2. Quiabo – EdPlants
  3. Acelga – EdPlants
  4. Cenoura – EdPlants
  5. Batata-doce – EdPlants
  6. My Homepage
  7. Alfavaca, Manjericão (Ocimum gratissimum) - EdPlants
  8. Para que Serve a Salsa e Quais seus Benefícios? - Bula de Ervas

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*