Como saber PH do Solo?

O que significa pH?

pH significa “potencial Hidrogeniônico“, uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução.

Um teste de solo preciso indicará a pH do seu solo e especificará a quantidade de cal ou enxofre que é necessário para elevá-lo ou diminuí-lo até o nível apropriado. Um pH de 6,5 é praticamente adequado para a maioria das hortas e jardins domésticos, já que a maioria das plantas prosperam o intervalo de 6,0 a 7,0 (ligeiramente ácido a neutro). Algumas plantas (azaleias, por exemplo) preferem solo mais fortemente ácido na faixa de 4,0 a 6,0, enquanto algumas (aspargos, ameixas) se saem melhor em solo neutro a levemente alcalino. O solo ácido ou azedo (abaixo de 7,0) é controlado pela aplicação de calcário finamente moído e solo alcalino ou doce (acima de 7,0), tratado com enxofre moído.

Para testar o pH do solo, de forma mais barata, você pode comprar tiras de verificação usadas em piscinas, é fácil de encontrar em casas ou sessões de hipermercado direcionadas a piscinas, ou ainda comprar um pH-metro, existem alguns baratos e dependendo da quantidade de testes que você faz, é o mais indicado. A desvantagem de um medidor eletrônico é que você deve calibra-lo de tempos em tempos, já a do medidor de tiras é a imprecisão, a vantagem do eletrônico é a precisão e a da tira é que não precisa de calibração.

Mas não é simplesmente colocar o pHmetro ou as tiras diretamente ao solo e saberá qual é o valor. Para isso você deverá seguir alguns procedimentos, independente do método utilizado.

  1. Retire terra de alguns pontos do canteiro ou do local desejado.
  2. Misture a terra retirada destes lugares em um recipiente.
  3. Pegue um copo e coloque cerca de 1/4 de terra, complete o restante com água.
  4. Misture até dissolver os torrões de terra.
  5. Coloque o medidor observando o tempo necessário para o resultado.
7,3 de pH 

A importância do pH 

O pH é importante para o metabolismo das plantas absorverem os nutrientes, cada planta possui um limite em que melhor se desenvolve. Saber isso trás plantas mais sadias a sua horta ou jardim.

9 Trackbacks / Pingbacks

  1. Alface – EdPlants
  2. Abóbora – EdPlants
  3. Batata-doce – EdPlants
  4. Cana-de-açúcar – EdPlants
  5. Cenoura – EdPlants
  6. Rabanete – EdPlants
  7. Pepino – EdPlants
  8. Quiabo – EdPlants
  9. Acelga – EdPlants

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*