São Patrício, O Trevo de 4 Folhas e a Saúde do Solo

São Patrício

Patrício da Irlanda, Apóstolo da Irlanda ou Saint Patrick (em inglês: Patrick; em latim: Patricius) (Banwen – 17 de março de 493, Irlanda), foi um missionário cristão, depois bispo e santo padroeiro da Irlanda.

São Patrício. Observe um trevo em sua mão. (Imagem: Wikipédia)

Para explicar como a Santíssima Trindade era três e um ao mesmo tempo utilizava o trevo de três folhas, tornando-se parte da cultura Irlandesa. Foi incentivador do sacramento de confissão particular, tal como conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma pública. Um século mais tarde essa prática se propagou na Europa.

Com o passar dos anos, a cor verde e sua ligação com o dia de São Patrício aumentou. Fitas verdes e trevos eram usados nas celebrações do dia de São Patrício no século XVII. Na rebelião irlandesa de 1798, na esperança de propagar seus ideais políticos, soldados irlandeses vestiram uniformes verdes no dia 17 de março na esperança de chamar a atenção pública para a rebelião. A expressão irlandesa “the wearing of the green” (Vestindo o verde), significa usar um trevo ou então outra peça de roupa que seja verde em referência aos soldados rebeldes.

O Trevo de 4 Folhas

Na verdade, o trevo, que é comum na Europa, norte da África e norte e oeste da Ásia e nos Estados Unidos, tem uma folha apenas, subdividida em folíolos. A maioria deles tem três folíolos, e o próprio nome científico indica isso: Trifolium repens.

Mas, em raras ocasiões, aparece um de quatro, provavelmente por causa de uma mutação genética. Pouco se sabe sobre essa anomalia. É que a ciência ainda não conseguiu localizar o gene responsável pelos folíolos extras (pode haver mais de quatro, inclusive).

O que já se descobriu é que o clima influencia. Quando a temperatura sobe, no verão, o trevo de quatro folhas é mais comum.

Curiosidade:

– A cada 10 mil trevos de três folhas, um é de quatro

Extraido de Revista Super Interessante

Por isso dizemos que quem encontra um trevo de 4 folhas é um sortudo!!!!

O Trevo e a Saúde do Solo

Se você observar em seu quintal algo que não plantou, e ele for um trevo, é melhor prestar a atenção no que ele quer dizer!!!

O trevo indica que seu solo pode estar com deficiência de cálcio e com fertilidade média.

Como Elimino o Trevo?

Pense bem, se você tem um ou outro talvez não seja um problema, pois no final, ele insere um pouco de nitrogênio no seu solo, através das suas raízes, estudos dizem que quando o nível de nitrogênio se iguala ele desaparece.

Mas, se seu jardim está infestado e quer se livrar, você tem 2 técnicas:

Cavar e remover as raízes

Aplicar um Herbicida para Folhas largas

Com a orientação de um agronomo, você pode aplicar um herbicida de folhas largas.

Leia Também

Simples Teoria

Irrigação

Outra técnica que ajuda a ter um bom plantio é a irrigação. A planta retira os alimentos do solo através das raízes. A água é um destes alimentos. Para viver, algumas plantas necessitam de água [Leia Mais…]

Calendário da Horta

O que plantar em Maio

Planta – Se Aspargo, cará, centeio, cevada, fava, linho, mandioquinha, pimentão, repolho, salsa, trigo, abacaxi.   Semeia – Se alho, agrião, couve-flor, erva-doce, melancia, melão.   Colhe – se aipo, alface-repolhuda, batata-doce, chuchu, morango, pimenta, [Leia Mais…]

Horta

Cenoura

Cenoura é uma raiz apreciada a muito tempo por gregos e romanos, os benefícios da substancia laranja chamada caroteno a saúde são imensos. É usada em inúmeras receitas, desde sucos, saladas, bolos, complementos, a cenoura [Leia Mais…]

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*