
O mês de junho apresenta oportunidades únicas para jardinagem. Neste artigo, exploraremos as melhores escolhas para plantar, semear e colher durante este período, garantindo que seu jardim esteja vibrante e produtivo.
Plantar em Junho
Alface, aveia, cana-de-açúcar, cebola, centeio, cevada e chicória são excelentes escolhas para começar a plantar em junho. Essas culturas se adaptam bem às condições climáticas do início do inverno, proporcionando um crescimento robusto.
Semeia em Junho
A semeadura direta de acelga, alface-repolhuda, almeirão, diversos cereais, couve, melancia, melão, mostarda, nabo, rabanete e rúcula deve ser iniciada agora. Cada uma dessas plantas traz benefícios específicos para sua mesa e seu jardim.
Colhe em Junho
Prepare-se para colher aipo, berinjela, cará, cenoura, pimentas, rabanete, salsão, taiá e tomate. Estes vegetais estão prontos para enriquecer suas refeições com frescor e sabor.
Hortaliças Leguminosas para Plantar em Junho
Ervilha, lentilha e grão-de-bico, hortaliças leguminosas muito apreciadas no Brasil, normalmente chegam à mesa dos brasileiros na forma fresca ou processada. Contudo, o Brasil não desenvolveu uma tradição de cultivo dessas hortaliças, pois elas prosperam melhor em climas temperados ou subtropicais. Consequentemente, quase todo nosso consumo interno depende de importações, movimentando cerca de 14 milhões de dólares anualmente.
Até recentemente, a falta de tecnologia adequada e de cultivares adaptadas às condições climáticas e de solo do Brasil limitava o cultivo local. No entanto, graças à pesquisa científica, hoje existem cultivares promissoras e técnicas de manejo que facilitam o cultivo dessas leguminosas, tornando-as uma excelente opção para o plantio de inverno, especialmente em regiões de alta altitude.
As leguminosas, por serem culturas rústicas, não demandam cuidados intensivos. Elas se adaptam bem à agricultura irrigada de inverno, seja por pivô central ou por aspersão, e têm baixa demanda de água, o que pode resultar em economia significativa para o agricultor. Além disso, em termos de adubação, essas hortaliças leguminosas são menos exigentes do que o feijão, uma cultura comumente cultivada em períodos de baixa umidade relativa do ar. Para mais informações, visite o site da EMBRAPA.
Seja o primeiro a comentar