Tecnologia brasileira substitui agroquímicos na eliminação do mato nos centros urbanos

A multinacional Zasso desenvolveu um sistema para capina elétrica que não impactam o meio ambiente e nem na saúde humana

Desde 2016, através da Nota Técnica 04/2016, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a prática de uso de agrotóxicos herbicidas químicos para o controle de plantas daninhas em áreas urbanas, em ambientes de livre circulação onde não haja como assegurar adequado isolamento, como em praças, jardins públicos, canteiros, ruas e calçadas. Porém, uma multinacional brasileira com sede na Suíça, a Zasso, desenvolveu uma tecnologia alternativa para solucionar esse problema e realizar a limpeza da cidade, a capina elétrica.

O sistema criado pela empresa, e disponível em versões de equipamentos que podem ser acoplados a tratores, caminhões, motocultivadores, gera uma corrente de alta potência que entra em contato com as ervas daninhas, através de estruturas de metal (eletrodos). À medida que a alta potência entra em contato com as folhas destas plantas, a energia dissipada é capaz de controlar até as raízes, com a inanição de células da membrana celular da planta e, consequentemente, a morte da erva daninha.

“A Linha de Equipamentos Urbanos da Zasso traz equipamentos seguros, que através de descargas elétricas controladas eliminam o mato desde as folhas até a raiz, com custo 5 a 10 vezes menor que o método tradicional”, explica Emilio Garnham, diretor comercial da marca no País. Hoje, mais de 100 prefeituras/empresas utilizam a tecnologia da multinacional no Brasil.

Segurança para a população

Os herbicidas são produtos essencialmente perigosos e sua utilização, que é feita em larga escala no meio rural, deve ser feita sob condições de intenso controle, não apenas por ocasião da aplicação, mas também com o isolamento da área na qual foi aplicado. É fundamental que o trabalhador que venha a ter contato com o produto, utilize equipamentos de proteção individual. “Em áreas urbanas, outras pessoas como moradores e pedestres poderão ter contato com o defensivo, sem que estejam com os equipamentos de proteção. Além disso, seria preciso um isolamento da área em que o herbicida foi aplicado de pelo menos 24 horas para que não houvesse nenhum risco de intoxicação, o que é impraticável nesse cenário”, explica o diretor.

A Anvisa diz que é comum os solos das cidades sofrerem compactação ou serem asfaltados, o que favorece o acúmulo de agrotóxico e de água nas suas camadas superficiais. Em situação de chuva, dado escoamento superficial da água, pode ocorrer a formação de poças e retenção de água com elevadas concentrações do produto, criando uma fonte potencial de risco de exposição para adultos, crianças, flora e fauna existentes no entorno da localidade.

Já com a capina elétrica não há esse problema, pois é ecologicamente correto, não danifica o solo e nem seu ecossistema. A companhia realiza voluntariamente pesquisas a fim de investigar possíveis efeitos secundários em organismos não-alvos da tecnologia no solo. “Os ensaios de campo são conduzidos rotineiramente, e não há até agora impactos identificados. O baixo nível toxicológico dessa solução ocorre, principalmente, pelo fato de que grande volume de solo serve de condutor e dissipa a energia, minimizando a corrente e a diferença de potência enfrentadas por seres vivos de menor porte ”, finaliza Garnham.

Zasso Group AG – É uma empresa sediada na Suíça, que tem como missão fornecer tecnologias seguras, eficientes, viáveis e necessárias para um mundo livre de herbicidas. A companhia remodelou o paradigma mundial de capina. Originalmente desenvolvida no Brasil, a tecnologia patenteada é sistêmica, controlando os sistemas aéreos e radiculares das plantas. Possui escritórios em Zug (Suíça), Indaiatuba (Brasil), Aachen (Alemanha) e Paris (França). Mais informações podem ser encontradas no site corporativo: www.zasso.com.

Leia Também

Simples Teoria

Tempo de Cultivar

Cada planta tem sua necessidade de calor ou de frio, você deve ter conferido nosso artigo de teoria simplificada, clique aqui para ver. Porem alem da temperatura, existem outras variáveis para o cultivo em determinadas [Leia Mais…]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*