Para fazer a compra de frutas e verduras, além de ter um bom estoque desses produtos em casa, é preciso aprender a armazená-los corretamente e aumentar seu tempo de validade, sem perder qualidade no seu sabor, aroma ou valor nutricional.
Separamos algumas dicas que você precisa conhecer e aplicar na hora de guardar frutas e verduras na sua casa:
Não lave seus vegetais e frutas antes de guardá-los
Esse é, provavelmente, o primeiro cuidado que você deve ter ao guardar frutas e verduras que você acabou de comprar. Muitas pessoas têm o hábito de higienizar todas elas antes de armazená-las na geladeira ou na fruteira, mas não sabem que podem estar cometendo um grande erro.
O contato dos vegetais e das frutas com a água e o sabão, removendo os excessos de terra e outros resíduos que podem ser encontrados em sua superfície, pode retirar também a principal proteção desses alimentos contra a ação do tempo e, principalmente, perda de nutrientes para o ar ambiente. Expostos, os alimentos vão estragar com muito mais facilidade na sua geladeira ou fruteira – além de ter seu valor nutricional prejudicado.
Guarde seus alimentos do jeitinho que você recebeu, seja na geladeira ou em alguma outra parte da sua cozinha, e só higienize quando for utilizá-los. Essa prática serve também para os legumes escovados, ok?
Separe as frutas que emitem etileno das que não produzem esse gás
Todas as frutas e vegetais emitem um gás natural, sem odor e inofensivo chamado de etileno. O etileno, quando em contato com outros alimentos que produzem esse gás em menor quantidade, pode acelerar o processo de amadurecimento desses produtos.
Algumas frutas e vegetais são grandes emissoras de etileno e, por isso, devem ficar longe dos produtos que são considerados sensíveis a esse tipo de gás. Os maiores produtores de etileno da sua cozinha são:
- Banana;
- Maçã;
- Melão;
- Tomate;
- Mamão;
- Abacate;
- Manga;
- Pimentão;
- Abacaxi;
- Pera;
- Uvas;
- Figos;
Deixe esses alimentos guardados em um lugar bem distante de produtos como batatas, folhas, cenouras, aspargos, brócolis, pepino e outros que podem estragar com facilidade.
Atente-se aos produtos que se adaptam à temperatura da geladeira
Alguns alimentos adoram ficar armazenados em temperaturas mais baixas, como as que encontramos na geladeira. Esse cuidado ajuda a aumentar seu tempo de validade, além de manter seu valor nutricional.
Os principais alimentos frescos que devem ir para sua geladeira são:
- Melão cortado;
- Pêssegos maduros;
- Abacates maduros;
- Mangas maduras;
- Morangos;
- Cenouras e abobrinhas em recipientes fechados;
- Abacaxis maduros;
- Melancias maduras;
- Aspargos em sacos plásticos;
- Folhas frescas (em recipientes fechados e cobertos com papel toalha para não queimar).
Priorize sempre guardá-las no gavetão, onde a temperatura é um pouco mais alta e que pode evitar danificar os produtos.
Deixe na fruteira produtos que gostam de locais frescos e arejados
A fruteira é uma boa aquisição para quem pretende ter mais espaço para guardar frutas e verduras em casa, visto que a grande maioria desses alimentos precisa de um local arejado e fresco para aguardar seu consumo.
Coloque na sua fruteira:
- As maçãs junto com as peras;
- As bananas em uma área separada;
- Tomates, pimentões e pepinos;
- Frutas cítricas com casca na parte mais arejada;
- Cebolas e alhos na parte com menor incidência de luz;
- Batatas também em uma parte com menor incidência de luz (separadas das cebolas).
Guarde suas ervas frescas com a ajuda de um copo d’água
Para quem gosta de comprar ervas frescas para sempre usar em casa, uma boa solução para aumentar seu tempo de validade é colocá-las como um buquê em um copo com um pouco de água. Corte as pontas do caule na transversal para facilitar a entrada da água para hidratação e posicione no copo com as folhas viradas para o lado de fora do recipiente.
Além de trocar a água diariamente, proteja as plantas envolvendo-as com um plástico, para garantir um pouco de umidade na região. Elas podem chegar a durar até 15 dias com esse cuidado!
Fonte: Pão de Açúcar
Boa dicas para conservação de frutas e legumes mantendo sempre fresca para uma bom consumo sem falar que um legumes ou fruta salvável