Enraizando plantas com vitamina B1 (Tiamina)

Estaca de lanterna chinesa enraizada

Saudações jardineiros!!!!

Hoje vamos falar de um item interessante para quem quer produzir sua própria muda a partir de estacas ou ainda, para o fortalecimento de sua orquídea.

Assim como nós humanos precisamos de compensar vitaminas em nosso corpo para estimular certos setores, as plantas também. Nas plantas, a vitamina B1 é responsável pelo crescimento das raízes.

Também conhecida como Tiamina, B1 pode ser encontrada em várias formulações comerciais de enraizadores, em remédios para animais e em medicamentos de humanos. Muitos utilizam o complexo B em gotas, porém ele possui N outras vitaminas que as plantas não absorvem, além de custar mais caro que a Tiamina. Fui em uma farmácia e pedi por Tiamina B1, o mesmo me indicou um genérico que custou R$6,00 com 30 comprimidos.

Neste caso utilizaremos o Beneum 300mg. A quantidade ideal para esta concentração é preparar 750ML. Vamos ao passo a passo:

Retire um comprimido da embalagem e quebre-o em várias partes (este procedimento ajuda-o a dissolver mais rapidamente). Eu tenho utilizado um cortador de comprimidos (vendido em farmácias e lojas de 1.99), porém há pessoas que colocam o comprimido todo em um liquidificador e o dissolvem lá. Nada contra.

 

 

 

 

 

 

 

 

Após separado, colocar 100ml de água e deixe descansar por cerca de 1 hora, depois este tempo, agite a água até o comprimido dissolver e virar um liquido branco.

Uso:

Como enraizador de estacas:

Dependendo da quantidade de estacas a enraizar, já fiz testes quando tenho uma ou 2, neste mesmo recipiente da foto em 300ml, outras vezes coloquei nos 750ml, ambas tiveram sucesso.

Estaca de lanterna chinesa enraizada

Coloque as estacas e a vitamina em um recipiente e deixe descansar por no mínimo 8 horas (costumo deixar a noite). Após esse período, plante no recipiente de sua preferência e de a mesma vitamina para a estaca.

 

É recomendável regar as plantas por mais 4 vezes distribuídos nos primeiros 15 dias.

Rosa do deserto também tratada com B1

Para orquídeas:

Prepare a solução e utilize um borrifador, use na região das raízes, sempre em um horário mais fresco do dia, de preferência ao amanhecer.

 

No caso das orquídeas, você pode fazer e armazenar por até 120 dias, agitando sempre antes de usar

Método de enraizamento para orquídeas utilizando bucha vegetal

Dúvidas e sugestões nos escreva!!!!

 

Curta EDPLANTS no Facebook

 

2 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*