Como Plantar Mudas de Estolão de Morango

Hoje vamos falar um pouco sobre mudas de morango. Neste artigo você ira conhecer sobre estolão e o substrato usado na EDPLANTS para plantios. Não vamos entrar em detalhes sobre as peculiaridades dos morangueiros, apenas iremos tratar de como formar suas mudas de estolão…

Sobre o pé de morango: O morangueiro é uma planta herbácea de vida curta e em algumas espécies, sua principal reprodução é através de plantas filhas que provem de ramificações que saem do caule e crescem horizontalmente desde a coroa. No segundo nó de cada estolho, forma-se uma planta nova, que dela também cresce novos estolões.

Em plantios comerciais, devem se evitar os estolões., pelo motivo de que os mesmos sugam energia da planta mãe. Algumas especies “modificadas” não produzem estolões.

Veja esta imagem de um pé de morango, nele veremos os estolões e seus nós, indicados pelas setas amarelas:

Pé de Morango, fonte: http://botanika.biologija.org

Abaixo, tenho dois tipos de estolões, que colhi em minhas plantas, o primeiro é aéreo, não teve terra para a fixação de raízes (geralmente foi obtido em meus morangueiros verticais. Vou falar sobre isso em breve), o segundo encontrou terra fértil e criou raízes.

Mãos a obra?

A primeira coisa é colher seus estolões, eu aguardo eles ficarem maiores de 5cm para fazer este tipo de transplante.

Em segundo eu preparo meu substrato com a seguinte receita: Uso “medidas” é o que você tem em mãos, pode ser uma colher ou uma concha de trator, não sei se você vai fazer um copo para uma muda ou uma tonelada para centenas de milhares de mudas… porem tente usar sempre a mesma medida.

A receita

– 2 medidas de substrato para horta (a venda nas melhores casas do ramo);

Substrato de Horta

– 3 medidas de húmus de minhoca (o meu vem de produção própria, porem existe também a venda nas melhores casas do ramo);

Humus de minhoca EDPLANTS

-1/2 medida de cinzas e carvão (você pode pedir em uma pizzaria de forno a lenha em sua cidade, eles dão de bom coração (ao menos na minha));
-1/2 medida de vermiculita, é opcional, serve para condicionar o substrato (a venda nas melhores…casas do ramo…);

Momento Bela Gil:

Você pode substituir substrato de horta e húmus de minhoca por terra comum que você tenha a disposição. Evite areia.

Você pode substituir vermiculita por caqueira (bem moída) de telhas (usar em menor quantidade que vermiculita).

Você pode substituir cinzas e carvão por casca de arroz carbonizada.

Posso usar carvão de churrasco? Se ele não “foi usado” e se ele for quebrado em pedacinhos, por que não?, Porem cuidado, primeiro, se você quebrar e ele esfarelar não é carvão verdadeiro, agora existe um tipo de conglomerado de carvão, segundo, evite usar o pó do carvão, depois de quebrar lave-o

Misturar os ingredientes e deixar homogêneos.

Plantar

Utilizei bandejas de mudas com 15 “vagas” cada, por as mudas não serem todas do mesmo tamanho, costumo deixar das maiores para as menores, porem isso é uma organização minha.

Resultados finais

Este é o resultado final após aproximadamente 60 dias de plantadas na bandeja, estão prontas para o seu destino. em breve falaremos mais sobre onde plantar meu morango.

 

Mudas com aproximadamente 60 dias

 

 

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*